Dicas sobre radiador para motos

Como identificar problemas no radiador para motos?

radiador motos
As motocicletas, possui características muito distintas em relação aos automóveis em vários aspectos, porém, em contrapartida existem alguns elementos na mecânica que são bastante semelhantes.E entre eles, podemos destacar o radiador.
Como o motor à combustão gera muito calor, é necessário um elemento que dissipe essa alta temperatura caso contrário, provocará sérios danos ao motor ou até mesmo a perda do mesmo. O radiador atua como um refrigerador que mantem a temperatura do motor em níveis aceitáveis as quais seus elementos possam resistir sem sofrer danos.
Um vazamento de radiador é um problema dos mais sérios que podem ocorrer e por isso é exigida solução imediata para evitar outros problemas agravantes.

1- Procure por sinais de vazamento em toda a motocicleta.

É importante verificar se a temperatura da moto está sofrendo alguma alteração. Isso pode indicar um problema no sistema.
Geralmente quando a motocicleta sofre algum tipo de vazamento, se pode localizar resíduos de líquido de arrefecimento espalhado em alguns locais próximos as mangueiras e conexões que dão ligação ao radiador.
Caso identifique algum sinal de vazamento, leve sua motocicleta à oficina o quanto antes.

2- Certifique-se se não há ranhuras, sinais de ressecamento nas conexões ou até mesmo orifícios sobre o radiador.

A alta temperatura causada por super aquecimento podem danificar esses elementos da motocicleta mas nem sempre se pode encontrar esses sinais com facilidade pois sua localização pode estar em pontos de difícil acesso que só se encontraria ao desmontar as peças. Para Isso, exige-se o conhecimento e prática de um bom profissional mecânico.

3- Verifique o reservatório de água

Sempre que há algum problema com resfriamento do motor, é importante verificar o nível de água.
O radiador possui um reservatório acoplado, geralmente de plástico, com marcas indicando o gabarito mínimo e máximo. Se o nível do líquido estiver abaixo do mínimo, está na hora de completar. Mas é importante levar em conta: se, nas suas avaliações, mesmo completando o líquido, o nível sempre retorna ao mínimo, é porque existe provavelmente um vazamento no sistema sendo necessário levar sua motocicleta ao mecânico.
Lembrando que essas dicas são exclusivas para motocicletas com sistema de refrigeração à Água.

Caso seu mecânico identifique que seja necessário a substituição do seu radiador, clique para encontrar em nosso site o modelo para sua moto ou entre em contato com nossa equipe para maiores esclarecimentos.