Manetes esportivos ou originais? Dica especial para melhor pilotagem.

Quais as vantagens dos modelos de manetes esportivos em relação aos originais de fábrica?

Muitos pilotos, principalmente, os menos experientes tem conhecimento. O mercado possui uma grande variedade de modelos que deixa muitos motociclistas indecisos sobre qual a melhor opção escolher.
manetes esportivos

Primeiramente deve-se levar em consideração a precisão, a segurança, o conforto e por último, a durabilidade que o produto pode oferecer.
Os modelos de manetes de origem de fabrica, apesar de serem projetados para seguir o design da moto, nem sempre possuem a qualidade precisão e conforto que um manete esportivo pode oferecer.

Podemos citar a característica curta dos modelos de manetes originais que recebem danos consideráveis caso a motocicleta sofra uma queda.

Alguns modelos de manetes esportivos são projetados para resistir a uma queda sem sofrer danos a ponto de inutilizar a peça. Estes possuem em seu corpo, um ponto mais frágil para que a peça ao sofrer impacto, quebre somente na extremidade. Sendo assim, o motociclista pode continuar pilotando a motocicleta mesmo com o manete quebrado.

O Seguinte fator é a durabilidade da peça. Os modelos de fábrica nem sempre são fabricados com os melhores materiais, tendo em vista a economia que a produção em serie necessita ter. Por esse fato, os manetes sofrem desgaste e oxidação com mais rapidez em comparação com os manetes esportivos que são construídos com ligas de alumínio reforçados ou carbono, dependendo do modelo e o fabricante.

Agora vamos compreender o fator precisão.

Os manetes originais possui algumas opções de ajuste no angulo do manete que determina a distancia entre os dedos e o punho do motociclista.

Alguns deles costumam ser um pouco rígido. Essa rigidez não chega a incomodar o motociclista que não tenha muita experiência ou que utilize o veículo poucas vezes. Já o motociclista que utiliza sua moto com frequência, sentirá muito desconforto ou até mesmo dores depois de percorrer muitos quilômetros pressionando um manete pouco flexível para embreagem.

Os manetes esportivos podem oferecem mais opções de ajuste de distância em comparação aos convencionais. Assim, o motociclista pode encontrar o posicionamento que mais se aproxima de seu conforto, principalmente , caso o motociclista use luvas de proteção confeccionados com materiais mais espessos.
O peso do manete também exerce bastante influencia no conforto e agilidade do motociclista, sendo assim, os manetes esportivos de boa qualidade são fabricados com materiais que os tornam mais leves porém resistentes, sem contar que o nível de precisão ao pressionar fica muito mais evidente.

A precisão do manete também pode impactar no funcionamento mecânico da moto. Ao utilizar um manete rígido ou impreciso, há a possibilidade da motocicleta sofrer pequenos trancos durante o pressionamento da embreagem que a longo prazo podem ocasionar desgaste em algumas peças.

A desvantagem de trocar os manetes recai mais sobre o valor da motocicleta, caso o motociclista queira vender seu veículo, o comprador pode querer exigir os acessórios originais . O melhor mesmo é deixar os fábrica bem guardados e utilizar o par de manetes que mais atende suas necessidades.

Visite nosso site e conheça nossos modelos de manetes Leg Speed. Caso ainda tenha dúvidas sobre qual modelo adquirir, entre em contato conosco para informações mais detalhadas.

Confira a linha de manetes Leg Speed