Moto parada por muito tempo? Não faça isso. Saiba o que ocorre com os elementos mecânicos quando você a deixa sem uso encostada na garagem

Uma moto parada por muito tempo pode apresentar muitos problemas mecânicos. Saiba como evitar ou minimizar os efeitos causados pela falta de uso de sua moto por muito tempo (meses ou até anos).  Alguns cuidados devem ser priorizados caso sua moto tenha ficado algum tempo parada na garagem. Dentre os componentes da moto, os que mais tendem a sofrer com o tempo são:

A bateria – É o componente que mais sofre quando a moto fica parada muito tempo. Cerca de dois ou três meses são suficientes pra ocorrer a perda da carga ao ponto de até mesmo inutiliza-la.

Pneus – Pelo fato da roda estar sempre na mesma posição, os pneus sofrem pressão em apenas um lado de sua extensão. Dessa forma eles sofrem alterações de pressão e acabam se esvaziando. Posteriormente podem ocorrer ressecamento e até rachaduras na estrutura do pneu.

Combustível – Caso você tenha deixado sua moto parada com um pouco de combustível no tanque, ele poderá sofrer reações químicas com o tempo causando danos no interior do tanque. Se o tanque for de metal, sofrerá oxidação nas paredes.

Óleo Lubrificante – Esse é um componente da moto que pode causar danos graves ao motor uma vez que ele escoe para o cárter descarregando os sistemas hidráulicos e comprometendo a vida útil do motor quando for iniciada uma nova partida.

Pintura – A motocicleta pode sofrer danos em decorrência de depósito de fuligem, incidência do sol ou excesso de umidade do ambiente.
A utilização de capas ao invés de proteger pode piorar ainda mais já que a umidade fica concentrada por baixo da capa em contato direto com a moto.

Elementos de borracha – Todos os elementos feito de borracha tende a oxidar bem rápido devido ao calor que faz com que as mesmas ressequem. Também pode ocorrer degradação oriundas de dia chuvosos ou maresia. As borrachas podem enfraquecer por causa do ozônio do ar.

O ideal é alguém ligue a moto por uns quinze minutos e ande com ela por alguns quarteirões uma vez por semana no mínimo. Assim você evita qualquer tipo de dano por falta de utilização . Caso precise viajar, peça pra algum amigo ou familiar tomar conta dela pois deixa-la parada na garagem é pedir pra ter dor de cabeça e gastos.

Se você precisa de peças de reposição ou acessórios para sua motocicleta, saiba que você pode encontrar em nosso site, seja qual for o modelo dela, entre em contato com nossa equipe através do site ou por telefone que estaremos a disposição para responder eventuais dúvidas.

moto