Personalizar a moto. Acessórios que você poderá instalar em sua moto sem preocupações

Quer personalizar sua moto?

personalizar a moto
Descubra quais mudanças nas características da motocicleta são permitidas.Listamos alguns acessórios que você poderá instalar em sua moto sem preocupações.

Muitas pessoas desejam dar um ar mais personalizado a sua moto, porém não há muita informação em relação ao que seria ou não permitido alterar no modelo original. Isso gera dúvidas que muitas vezes, o motociclista acaba deixando de lado essa ideia. Fazer alterações em sua motocicleta e depois ter problemas com os regulamentos do Detran pode custar uma grande dor de cabeça. Porém, existem muitas partes que podem ser modificadas na sua moto sem problemas. Então vamos lá:

1- Manetes:

manetes esportivos leg speed
Um dos itens que influencia bastante sobre a aparência da moto são os manetes. Alguns modelos esportivos são projetados para resistir a uma queda sem sofrer danos a ponto de inutilizar a peça. Os modelos de fábrica nem sempre são fabricados com os melhores materiais. Por tanto, substituí-los por um par esportivo pode ser bastante vantajoso tendo em vista sua qualidade.

1- Piscas:

piscas leg speed
Existem os piscas de capinhas em fumê, cristal e laranja; além dos modelos diferentes tipo: mini, redondos, ponta de flecha e os de Led. Cuidado na escolha dos modelos muito pequenos pois, eles podem diminuir a visibilidade dos motoristas podendo
causar acidentes.

2- Farol:

farol cbr leg speed
Os mais utilizadas são os de 35W porém há também outros modelos com maior potência que funcionam com o auxilio de um relê acoplado, no entanto, esses modelos custam um preço bem maior em comparação aos comuns. Sem falar no risco de causar danos a parte elétrica da sua moto por sobrecarregar a bateria. Caso deseje um farol mais claro, existem os modelos de iluminação super branca. Essas ajudam bastante na visibilidade dos motoristas.

3- Retrovisores:

Existem retrovisores com vários formatos: cromados, com pisca embutido, arredondados, etc. É possível alterar bastante a personalidade da moto, apenas trocando os retrovisores de fábrica por um par esportivo. Além de terem mais qualidade e resistência são muito estilosos. Só não é recomendável colocar os de tamanho pequeno, pois limita muito a visibilidade.

4- Escapamentos Esportivos:

escapamento esportivo leg speed
A alteração do escapamento pode trazer alguns benefícios bem interessantes como o ganho de desempenho e a diminuição do ruído da sua moto além de enriquecer o visual. O material do escapamento esportivo é mais resistente que o convencional sendo ele confeccionado em materiais como fibra de carbono ou alumínio. No entanto, alguns modelos tendem a forçar o motor diminuindo sua vida útil. É importante ressaltar que muitos motociclistas acreditam que é proibido alterar o escapamento. No entanto o fato é que não há proibição em relação a esta modificação. O que geralmente ocorre, é que o motociclista instala um escapamento que ultrapassa o limite de ruído em decibéis permitido por lei.

Todos esses itens e muitos outros podem ser encontrados em nosso site. Contate nossa equipe para solicitar um orçamento ou pedir maiores informações sobre peças e acessórios que estaremos a sua inteira disposição.

Quais seriam as alterações proibidas por lei?

De acordo com o Artigo 230 (CTB), VII, o veículo não pode ter características ou cores diferentes das informações contidas no documento CRV (Certificado de Registro do Veículo), o que gera multa grave, capaz de resultar na apreensão do veículo. No caso da motocicleta, são proibidas as alterações no quadro, Utilizar rodas ou pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas, aumentar o diâmetro dos pneus ou rodas e substituição do chassi.

Caso tenha desejo de fazer modificações maiores em sua moto, você deverá informar o Detran ou Ciretran da sua cidade e aguardar uma autorização do departamento. Em seguida, você poderá efetuar as modificações em sua moto. A seguir, reúna todas as notas fiscais referentes aos itens acrescentados ao veículo e solicite uma vistoria para receber um documento descrevendo todas as alterações feitas. Dessa forma, você poderá rodar com a moto tranquilamente.