Cuidando da carenagem da moto

Carenagem! Saiba como cuidar e manter essa importante peça de sua moto sempre novinha utilizando a forma mais indicada de limpeza para uma maior conservação e proteção das peças mais delicadas.

carenagem

A carenagem das motocicletas esportivas necessitam de cuidados e manutenção tanto quanto as peças para que ela tenha uma longa vida útil e conserve sua boa aparência.
Muitos sequer sabem quais elementos podem desgastar o material da carenagem que acaba danificando-a antes do tempo.

Um dos elementos muito importantes é a fixação dos parafusos. Conforme a moto vibra com a potencia do motor, os parafusos tendem a afrouxar. Dessa forma, os orifícios onde eles são encaixados começam a lentamente sofrer rachaduras e consequentemente danos com aumento das vibrações. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é fixar os parafusos uma vez a cada 3 meses.

Não deixe sua moto suja por muito tempo pois os resíduos de poeira, lama e detritos podem causar danos não só sobre a carenagem mas também em peças e engrenagens delicadas.

O motor e outros tipos de peça da moto em muitos modelos são unidos à carenagem e com o tempo pode acumular sujeira por entre vãos e veios dela. A sujeira que se acumula nesses locais podem grudar na estrutura e o seu acúmulo pode até causar mau funcionamento na motocicleta. Por isso, quando for lavar a moto, procure higienizar bem esses locais de difícil acesso com o uso de cotonetes, escova ou até mesmo pincel. Caso você tenha uma noção mecânica de sua moto, uma opção ainda melhor seria desmontar a carenagem para limpa-la de forma mais profunda.

Quais produtos de limpeza podem ser utilizados?

Usar mangueiras de alta pressão para lavar a moto pode parecer muito prático porém o jato de água podem danificar peças delicadas como o radiador ou os rolamentos da corrente.
Detergente ou Sabão comuns podem conter substancias que danificam a pintura ou causam corrosão nas partes metálicas. O melhor é utilizar produtos próprios para limpeza automotiva seguindo sempre as orientações de aplicação na embalagem do produto.

Após a lavagem, utilize um produto que dê brilho e proteja a carenagem de arranhões. E caso já tenha lavado a moto, não exponha ela ao sol imediatamente pois os resíduos dos produtos de limpeza sofrem reações químicas quando expostos a luz solar. Essas reações também podem ao longo do tempo desgastar o material da carenagem .

Caso sua moto tenha ficado mais de um dia num estacionamento coberto ou uma garagem, não exponha ela diretamente a luz solar. Passe um produto protetor de preferência os que filtram os raios UV.

Com essas pequenas dicas, sua carenagem ficará intacta por muito tempo. Caso necessite de uma carenagem nova pra sua moto, visite o site legspeed.com.br e entre em contato com nossa equipe de atendentes para fazer um orçamento. Eles estarão a sua inteira disposição.