Bolhas para motos. Questão de estética ou necessidade?
Inicialmente se faz da Bolha ou para-brisa um objeto para agregar valor estético para a motocicleta, entretanto existem funções especificas em termos aerodinâmicos que fazem este acessório um grande e essencial aliado na hora de rodar, especialmente em estradas e viagens em grande distância.
Moto sem bolha
Supondo que você faça uma viagem que percorrerá 500 quilômetros e possui uma moto sem bolha, você pode ter uma viagem muito desagradável pois o vento bate o tempo todo em seu peito o que em algumas horas de duração pode te causar uma dor forte nos braços.
Isso sem falar nos riscos imagine um inseto ou pequenos animais voadores colidindo com você a pelo menos 100 km por hora?
Moto com bolha grande ou muito “alta”
Com uma bolha alta, não terá problemas com atritos de objetos insetos ou o vento, porém é bom cautela na velocidade que decidir viajar.
Com a bolha alta de contra ao vento sua moto pode desestabilizar. Este tipo de bolha grande no caso é mais indicado para motos grandes como as Custom, pesadas o suficiente para permanecerem estáveis em grandes golpes de vento.
Bolhas pequenas e médias
Com a bolha ou para-brisa de tamanho pequeno ou médio, você terá proteção e aerodinâmica para as motos do tipo Street e as esportivas.
É extremamente recomendado também usar sempre um bom capacete pois o fluxo do vento tende a ir em direção ao rosto do piloto.
Instalando a bolha na moto
A melhor forma para instalar a bolha é coloca-la de forma que fique “paralela” à suspensão dianteira, mantendo um ângulo de inclinação o mais perto possível o ângulo de inclinação das bengalas.